A Reparação do Altar

"Então Elias disse a todo o povo: “Aproximem-se de mim”. O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas."

1 Reis 18:30 (NVI)

É tempo. Hoje. Pra que? Para reparar o altar.

   Atualmente, depois do sacrifício de Jesus, nós não precisamos construir um altar físico, não precisamos ofertar e sacrificar animais, pois NÓS somos o altar e nossa oferta é a nossa adoração, nossa obediência. Você sabia que adora a Deus cada vez que decide obedecer a Ele? Por mais simples que seja a sua atitude, qualquer coisa que você faça que coloque Deus acima de tudo é um ato de adoração e ela chega aos olhos do Pai.

   Pois é isso mesmo que você está pensando... cantar, louvar, dançar, tocar são apenas algumas das formas pelas quais demonstramos nossa adoração a Deus e não podemos limitar a elas. Sabemos que o louvor expresso em canções e danças é uma poderosa arma NA MÃO DE UM VERDADEIRO ADORADOR, que quebra cadeias, cura, liberta e traz a presença de Deus. Mas quem é verdadeiro adorador? Aquele que adora em espírito e em verdade! Como assim? Aquele que obedece. Aquele que se humilha diante de Deus. Aquele que ama o que Deus ama e busca odiar o que Deus odeia.

   Se você quiser ser um adorador a quem o Pai procura, que adora em espírito e em verdade, peça ao Espírito Santo que te mostre o que pode se caracterizar, em sua vida, um altar a outro deus. Um relacionamento, um vício, um desejo, pecados não confessados, uma culpa, um trauma, um sonho, o passado, o futuro, ou mesmo até o ministério (servir) a Deus, quando feito pela motivação errada, no tempo errado ou da forma errada (diferente do que Deus te pediu)... tudo isso entre outras coisas, podem se tornar ídolos. E esses ídolos quando cultuados, altares são gerados ou firmados. Como filhos, como servos, não podemos mais dizer o que vamos, quando e como vamos fazer. Precisamos ouvir a voz de Deus.

   “Misericórdia!” – você poderia dizer. Mas é isso mesmo, você deve mesmo se assustar. Porque é possível ser salvo, um filho de Deus e não dar uma adoração pura a Ele, por causa do altar corrompido, comprometido, deturpado ou destruído. A medida que outras coisas são cultuadas, o altar a Deus (sua vida em Deus) fica comprometido.

   É tempo de reparação, reconstrução, transformação:  verdadeiro arrependimento. Tempo de se ajoelhar e clamar. “Espírito Santo me ajude a enxergar todo altar erguido a outro deus em mim, pois somente Jesus é o meu Senhor e quero dar minha adoração somente a Ele”. Deus tem especial interesse em corações quebrantados, então não importa quantos altares exista, se achegue a Ele. Ele é o único que pode te ajudar, derramar do Seu poder para que você, isso mesmo: VOCÊ, destrua os altares pagãos no seu coração. Isso vai requerer uma interação sua e esforço. Se imagine literalmente quebrando um altar construído a outro deus que não seja YWHW. E então, com ajuda do Espírito Santo, repare o seu altar de adoração e consagração a Deus. Declare que você é Dele no seu espírito, alma e corpo e que você será guiado pelo Espírito de Deus, evidenciando sua filiação celeste.

   Reparado o altar, ADORE. Louve, chame a presença Dele e peça para Ele encher cada espaço vazio do Seu ser com Sua glória. As vezes queremos tanto a glória de Deus, não é mesmo? Mas sem altar reparado, a glória não vem, a presença se esvai, deixando o vazio. Repare hoje e agora a sua vida, aos pés de Jesus.


Pra. Andressa Baumgartner

Anterior
Anterior

O Palco