O Alimento do Adorador
Já começamos a mensagem de hoje com algumas perguntas. Preparado? Vamos lá: O que move a sua vida? O que te motiva a prosseguir? Quais são seus sonhos? Pra quem você vive? Por que você vive? Qual a comida que te satisfaz, ou seja, o que você mais busca para se sentir cheio, que te dá a sensação de estar completo? O que te dá energia? Pare realmente para pensar sobre isso. Reflita sobre como você tem vivido.
Jesus tinha como meta principal de vida, fazer a vontade do Pai. Isso era o que saciava sua alma, e o que o impulsionava, motivava a continuar: cumprir a Sua missão. Quão triste seria se a razão da nossa existência fosse viver para adquirir coisas, títulos, terras… pois tudo isso é passageiro. E com pesar eu digo, que a maioria das pessoas hoje, vivem sendo movidas pelas coisas mais fúteis, sem importância, descartáveis e passageiras.
Existem ainda, pessoas que vivem uma ilusão de achar que tem o controle ou poder da vida de outras pessoas. São movidas pelo medo, inferioridade, ganância, desejo de poder. Outras, são movidas por uma busca de amor, validação, aceitação buscando reconhecimento no que fazem ou nos seus relacionamentos.
“Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”
João 4:32
A motivação, pela qual você faz alguma coisa, influencia diretamente em como você vai desempenhar aquilo. Muitas vezes, você quer fazer bem feito certas coisas, mas se a sua motivação estiver errada, vai fazer mal feito, ou até vai desistir no meio do caminho (mesmo sem entender o porquê). Já pensou nas diversas coisas em que você começou e não terminou? Ou nas várias coisas que você terminou, porque é focado ou porque queria muito aquilo, mas sentiu um vazio após a conclusão, e rapidamente começou a procurar uma nova conquista, sem ao menos desfrutar da anterior? Nunca é o suficiente.
No geral, motivações erradas, desagradam o coração de Deus. Por exemplo, se uma pessoa está fazendo o bem pra alguém que está prestes a morrer e a sua motivação é ganhar algo no testamento e não o amor, tudo o que pode ser visto pelos outros como bondade, será visto aos olhos de Deus como oportunismo. Deus não se engana, a todos vê e de tudo sabe. Então eu pergunto: por que você faz o que faz? Pra quem você faz o que faz?
Enquanto buscamos incessantemente saciar nossos desejos e vontades, a alma nunca se sacia, não há paz e nem alegria verdadeira, apenas a empolgação e boas sensações no momento que vivemos algo que queremos. Diferentemente de quando buscamos a vontade de Deus, viver pelo Seu propósito, abrindo mão de nossas vontades, com a motivação certa, de que é O agradar, experimentamos da paz que excede todo entendimento e vivemos a alegria real.
É preciso, como filhos de Deus e Seus adoradores, pagarmos o preço da obediência, custe o que custar. Nesse caminho, vamos, muitas vezes, precisar renunciar nossos desejos e vontades. E por mais que seja difícil o momento da renúncia, a paz vem e os resultados são os frutos do Espírito sendo gerados em nós e a alegria no coração de Deus.
A dica é, não apenas remover as coisas ruins, motivações erradas de viver ou fazer as coisas, mas colocar a vontade de Deus como o alimento principal da sua alma no lugar do que foi removido. Ter a vontade de Deus como o seu maior objetivo. Pedindo ao Espírito Santo te guiar em cada passo. Vamos orar?
“Pai de amor e bondade, me perdoe por todas as motivações, metas e objetivos errados de viver, realizar, conquistar. Purifica meu coração. Mostra para mim o que precisa ser tirado, o que precisa ser alinhar ao Teu querer. Me perdoa todas as vezes que eu quis que o Senhor apenas abençoasse as minhas escolhas e vontades sem buscar qual era a Sua vontade.
Reconheço hoje, que o principal é viver para fazer o que o SENHOR quer. Pois, um dia eu entreguei minha vida em Tuas mãos e eu estou aqui nessa Terra de passagem. Não quero viver pela razão errada ou desperdiçar os meus dias, apenas me saciando do que eu acredito ser o melhor, vivendo de maneira egoísta. Peço a Ti que o meu propósito de vida fique tão claro em minha mente, que eu consiga perceber bem rápido quando algo não se alinha com o que o SENHOR requer de mim.
Eu te amo, me ajude a te obedecer. Em nome de Yeshua, amém.”
Pra. Andressa Priscila Baumgartner